domingo, 21 de novembro de 2010

Tarte de Limão Merengada





Sempre muito atenta no que faz.



Mãos à obra e num abrir e fechar de olhos a J tinha tudo pronto.



Mãos pequeninas mas que já ajudam muito!



Numa tarde de domingo resolvi com ajuda da minha pequenota fazermos uma receita nova, daquelas que vem não sei aonde e que não puxa a fazer, mas como havia vontade e até havia os ingredientes todinhos...bem menos o rum...mas havia uma pistola nova de pasteleiro para estrear e a J. não queria deixar para outro dia, por isso aqui fica o registo em imagens e o convite para um chá, por fim a receita que penso que se pode trocar os limões por laranjas,para quem preferir.



Base-Manteiga para barrar a forma
1 embalagem de massa quebrada


Recheio-4 gemas de ovo
1 lata de leite condensado
sumo e raspa de 2 limões
1 colher de sopa de rum
(eu substituí por whisky)

Merengue-4 claras de ovo
1 pitada de sal
4 colheres de açucar em pó
1 saqueta de açucar baunilhado

Pré- aqueça o forno a 180ºC ,unte uma tarteira com cerca de 26cm de diametro e forre-a com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo e cubra com papel vegetal,leve ao forno cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare o recheio, bata as gemas com o leite condensado, adicionea raspa, o sumo dos limões e o rum.
Retire a forma do forno e o papel vegetal. Deite o recheio e alise com a ajuda de uma espátula.Leve ao forno durante mais 15 minutos.
Para o merengue, bata as claras em castelo com o sal.Assim que começarem a prender, junte o açucar em pó e o açucar baunilhado.continue a bater até que fiquem firmes.
Com um saco de pasteleiro e um bico canelado, cubra toda a superficie da tarte com pequenos enfeites.Leve ao forno a dourar por alguns minutos.

Se não tiver saco de pasteleiro pode utilizar uma espátula para espalhar o merengue