segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Então é Natal



Cansada de mais um duro dia de trabalho, Maria dava por terminada a lavagem da ultima escada, estava exausta mas era necessário.
Seu marido tinha sido despedido, como sempre não parava muito tempo no mesmo emprego, adormecia, era viciado em álcool e por vezes fazia tristes figuras no local do trabalho, não fosse a senhora D.Albertina um anjo que nos ajudou e conseguiu que o António meu marido se trata-se, nem que fosse pelo Toninho nosso filho.
Ai o meu Toninho, é um bom menino, e o pai agora com o tratamento anda muito melhor, saí todos os dias bem cedo à procura de trabalho, anda por lá todo o dia coitado , mas não tem conseguido nada.
Como o dinheiro é pouco e é véspera de Natal andei a lavar estas escadas para poder comprar um presente ao meu Toninho, o sonho dele é ter um automóvel com comando e graças a Deus ele irá ter essa surpresa.
Maria estava desejosa de chegar à`sua humilde casa, só para ver a felicidade no olhar do filho.
Foi com muita pressa que saiu do autocarro, num saco a janta fraca, mas é o que se pode comprar, no noutro o belo presente.
Conseguiu chegar à porta onde a tremelicar colocou a chave na fechadura, quando a porta se abriu ela nem queria acreditar, a mesa estava posta com pratos para sopa e segundo, havia um prato com rabanadas,bolo rei e arroz doce, as janelas estavam embaciadas do vapor dos tachos que ferviam, as couves as batatas e o bacalhau.
Maria, com os olhos a ficarem vidrados pelas lágrimas, estava espantada e não percebia como é que o marido tinha conseguido dinheiro para fazer aquela ceia, foi aí que António explicou que tinha conseguido trabalho já à um mês só Toninho era cúmplice, era uma surpresa que António lhe queria fazer, Maria lavada em lágrimas abraçou o filho e o marido e assim se fez Natal .


Esta é a minha participação na blogagem colectiva "Espaço Aberto" dO 2º Concurso Literário
Peço desculpa só postar hoje, este texto foi elaborado por mim.