segunda-feira, 25 de abril de 2011

Viva a Liberdade de expressão!!!!



Lembro-me muito bem do dia 25 de Abril de 1974.
Já era um hábito meu ter o rádio como companhia,(é que a televisão só funcionava a partir das 16, 17 horas) e nesse dia quando a liguei lembro ouvir musica do Paulo de Carvalho e Zeca Afonso,...uma gaivota voava, voava...ou então ...e depois do adeus...estranhei, mas na inocência dos meus catorze anos (feitos a 12 de Abril) e a pressa da entrada na escola, nem liguei quando pararam a emissão anunciando:
-"O MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, PEDE A TODA A POPULAÇÃO QUE SE MANTENHA EM SUAS CASAS".
Na altura vestia o meu blusão da Escola Preparatória Francisco de Arruda e pensei isto deve ser rádio novela, ou tem a ver com um País qualquer, peguei na mala e saí rua abaixo.
Na escola sentia um burburinho estranho ,já estava na aula de Ciências da natureza,quando uma empregada falou com a professora e esta nos mandou para casa.
Só com a chegada do meu pai e mais tarde da minha mãe(eles trabalhavam de noite)é que comecei a ter conhecimento do que realmente se estava a passar.
Hoje passados 37 anos, continuo a pensar que os capitães, soldados e mais tarde o povo fizeram o que tinha que ser feito, pois tal como os animais defendo e sem cores partidárias, que somos todos diferentes, Mas Todos Iguais.
Embora hoje Portugal não se encontre em boa situação financeira, os 48 anos de Faxismo não poderiam continuar, foram 48 de repressão, violência, come e cala, analfabetismo, viver com pouco, mesmo pouco, casas sem entrada de leite,as crianças eram tratadas pior que animais, quer no ensino, quer na saúde...enfim viva aos Homens e Mulheres de Abril de 1974.